-
A Faculdade de Direito da PUCSP
Fundada oficialmente em 22 de agosto de 1946, a Faculdade de Direito tem, ao longo de seus mais de 60 anos, buscado passar valores humanistas aos nossos alunos e destacar o caráter social dos profissionais do direito. De lá para cá, essas décadas marcaram a Faculdade de Direito como vanguardista em suas lutas e conquistas, tanto em momentos políticos históricos como no ensino, na pesquisa e na extensão. A idealização desta Enciclopédia não é diferente. Do esforço conjunto de todos os docentes desta Faculdade e com a colaboração de doutores no Brasil e no mundo, põe-se em prática aquilo que ensinamos aos nossos alunos: o caráter social de nossa atividade, mais especificamente na produção e disseminação do conhecimento jurídico de qualidade.
-
A Enciclopédia Jurídica
"Gradativamente, a Internet vem se tornando o primeiro meio de busca de conhecimento jurídico. A nova geração de estudantes tem, em primeiro lugar, buscado informações jurídicas (artigos, livros etc.) na Rede. Somente depois eles recorrem a livros e revistas impressos. Mas, além dessa nova geração, os profissionais do direito (advogados, juízes, promotores etc.) também estão utilizando informações obtidas na Internet. Esse fato tem um lado positivo e negativo. O aspecto positivo reside na maior democratização e universalização no acesso ao conhecimento. A Internet é um espaço de todos. Mas há um ponto negativo: há uma grande diversidade de fontes de pesquisa jurídica não confiáveis, sem qualidade. Os maiores prejudicados são os estudantes sem um conhecimento aprofundado o suficiente para separar as fontes boas das ruins. Isso, sem dúvida, é um obstáculo ao desenvolvimento da cultura jurídica brasileira. Diante dessa demanda social, não medimos esforços para que a Enciclopédia Jurídica da PUCSP virasse realidade. Com o apoio da Fundação São Paulo, dos Coordenadores Gerais, Coordenadores de Tomo e funcionários da Faculdade, foi possível a realização deste objetivo. Estamos muito felizes que a Faculdade de Direito poderá oferecer um instrumento inovador, universal e gratuito. Afinal, não temos conhecimento de qualquer Enciclopédia Jurídica digital e gratuita no mundo, escrita apenas por doutores ou professores de grande renome. E mais: que será continuamente aumentada com o passar do tempo. Novos tomos serão publicados ainda neste semestre e, até o final do ano, todos os tomos serão publicados. Estamos confiantes de que a Enciclopédia auxiliará os estudantes do Brasil inteiro na sua busca por conhecimento jurídico de qualidade." Pedro Paulo Teixeira Manus - Diretor da Faculdade de Direito da PUCSP Vidal Serrano Nunes Júnior - Diretor Adjunto da Faculdade de Direito
-
Responsáveis
A Enciclopédia Jurídica da PUCSP foi idealizada e estruturada pelos Professores Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga e André Luiz Freire, todos do Departamento de Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da PUCSP. Estes professores são os Coordenadores Gerais da Enciclopédia e Coordenadores do Tomo de Teoria Geral e Filosofia do Direito. O outro tomo já publicado, de Direito Administrativo e Constitucional, é coordenado pelos professores Vidal Serrano Nunes Júnior, Maurício Zockun, Carolina Zancaner Zockun e André Luiz Freire. Outros professores da Faculdade de Direito estão envolvidos na elaboração dos demais tomos da Enciclopédia, que serão publicados ainda este ano. A Enciclopédia possui ainda, como membros de seu Conselho Editorial, os seguintes professores: Celso Antônio Bandeira de Mello, Paulo de Barros Carvalho, José Manoel de Arruda Alvim, Luiz Alberto David Araújo, Maria Helena Diniz, Nelson Nery Jr., Oswaldo Duek Marques, Roque Antonio Carrazza, Wagner Balera, Elizabeth Nazar Carraza, Guilherme Nucci, Rosa Maria de Andrade Nery, Tercio Sampaio Ferraz Júnior e Teresa Celina de Arruda Alvim.